Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vídeo aula 1 - Contexto histórico dos Direitos Humanos



Módulo III
“Direitos Humanos”
Vídeo aula - 1


Contexto Histórico dos Direitos Humanos

A origem dos direitos humanos se dá num primeiro momento de sua história, com a necessidade básica do homem, necessidade própria da humanidade, como comemoração do nascimento e a despedida dos mortos.



O ser humano quer se fazer único, com singularidade e valor próprio, então passa a dar nomes como forma de reconhecimento das coisas e do outro.
Na Grécia antiga, todos os interesses da comunidade eram decididos na praça pelos homens cidadãos. Não pelas mulheres, não pelos não cidadãos.
Diante da má distribuição de rendas, descobrem o direito de se rebelarem contra a injustiça e a desigualdade – constituindo-se primeiramente direitos básicos que nunca precisaram ser declarados.
No mundo moderno, em pleno absolutismo francês, diante da injustiça e epidemias, o ser humano percebe que é preciso lutar pelos seus direitos, proclamando assim pela primeira vez, três princípios chaves para a condição humana: a liberdade, igualdade e a fraternidade.


Uma segunda situação se dá nas guerras pela independência constituídas na América em busca da liberdade, uma busca pela autonomia enquanto nação.
Nesse processo contínuo que se desenvolveu ao longo da história, o anseio pela igualdade no século XIX não se concretizou. O movimento social exige igualdade que é um direito que não pode legitimamente ser negado, fazendo parte da essência da pessoa humana.
No século XX, esses espaços de debate se transformam em espaços de guerra, colocando a humanidade numa situação de grande terror, matando milhares de pessoas – os campos de concentração, como Auschwitiz é um exemplo, e a explosão nuclear das bombas de Hiroshima e Nagasaki.



A humanidade reage ao horror da Segunda Guerra Mundial com uma declaração: a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não são apenas os direitos dos homens, mas os direitos humanos que tem que ser uma construção cultural na qual as diferenças sejam respeitadas, a igualdade se componha com o pressuposto da diferença e juntos, iguais e diferentes, a humanidade consiga disputar os seus espaços diferentes de liberdade.


Assim vamos percebendo que precisamos achar caminhos para lidar com situações nunca antes vivenciadas como os problemas ambientais, a ética na medicina, a invasão tecnológica, a transformação das grandes mídias.

É necessário que se construa uma cultura de democracia e de direitos humanos a partir de pressupostos constituídos em sala de aula.











Nenhum comentário:

Postar um comentário