Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vídeo aula 2 - D. H. na América Latina e no Brasil





Módulo III
“Direitos Humanos”
Vídeo aula - 2





Direitos Humanos na América Latina e no Brasil


Com chegada tardia no Brasil, os Direitos Humanos não se vincula aos direitos das pessoas, do povo, como exemplo, os escravos não existiam, sem direito algum eram considerados animais que falavam.
Na república antiga era a riqueza da pessoa que lhe dava direitos e condições sociais.
Não havia um direito humano que não deixava escravizar.
Depois da Segunda Guerra Mundial surge a primeira experiência de democracia.
Os Direitos Humanos é para poucos, privilegia uma parte pequena da sociedade.
Experimentando a democracia no período de 1945 a 1964, o Brasil assina a Declaração Universal dos Direitos Humanos e incorpora alguns princípios dessa declaração à Constituição Nacional.
Em um estado de terror, há um período que se inicia em 1964, de completa negação a tudo o que foi conquistado pela sociedade.
Nessa época também surgem os primeiros grupos constituídos de Comissões de Justiça e Paz, apoiados na diplomacia do Vaticano, denunciando fatos hediondos ocorridos, como nos porões das delegacias de polícia.
Os Direitos Humanos tem como pressuposto achar caminhos para a igualdade, se organizando em vários movimentos pela terra, moradia, por alimento, igualdade de gênero, livre manifestação da sociedade, combate à discriminação racial...


São direitos construídos ao longo da história e é uma condição do ser humano se achar nesse movimento. A escola precisa abrir espaço para que cada estudante e professor se saiba sujeito de direitos. É preciso discutir sobre esses direitos para que a igualdade seja um exercício diário de cidadania.







Nenhum comentário:

Postar um comentário