Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vídeo aula - 2 Os Caminhos da Interdisciplinaridade






Transversalidade


Novos sentidos para a Educação e a Ciência





VÍDEO AULA – 2

OS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

   Novos sentidos para a Educação e a Ciência

                                                                                                               Ulisses Araújo

No cotidiano vivemos momentos que chamamos de tempo. Quando muito bom, o chamamos de minutos e quando muito ruim parecem horas que não terminam. Não vivemos de momentos isolados sem precedentes. Assim é a vida. Assim são os acontecimentos. Assim associados uns aos outros. Mas, se algo requer mais a nossa atenção, é do nosso interesse, ou se fez necessário então é nesse momento que paramos e damos mais atenção a aquilo que precisa. Essa análise requer vários caminhos e diversos tipos de conhecimentos.
Assim podemos perceber as bases do pensamento simplificador.
Na escola é ensinada uma ciência descontextualizada da realidade.
Aprendemos ciência porque é rica em nos fornecer dados que nos ajudam a esclarecer fatos, evitar acidentes, combater doenças, entender o ciclo da vida, mas isso de maneira a nos rodear todos os dias.
A ciência nos ensina a observar, comparar, medir, somar, discutir, duvidar, dividir, experimentar. Não tem fim em si mesma!
Descartes apresenta a disjunção como primeiro princípio simplificador, que seria a separação do todo em diversas partes, ou seja, separação entre os diversos tipos de conhecimentos, criando assim as disciplinas. O que não podemos é pegar um fato e achar que nele constitui toda a problemática. Por exemplo, achar que a estação inverno é a única responsável pelas doenças respiratórias. Temos sim o frio que é uma estação com menos chuva, mais seca, mas temos a poluição, lugares mais fechados sem muita ventilação, associado a isso uma má alimentação, e toda essa situação somadas são fatores de risco que propiciam a gripe por exemplo. É importante também compreender a ciência como instrumento prático. Essa linguagem que vai além do conhecimento meramente científico para que ela nos sirva de auxílio no dia-a-dia.
Um segundo pensamento simplificador é o da redução que vai do complexo ao simples, que seria analisar cada fator separadamente procurando minimizar seus efeitos. Tratar cada um de maneira simples, até para que a solução não seja tão utópica.
E o terceiro pensamento simplificador que é a abstração que gerou a matematização e a formalização da ciência. Podemos tornar virtual o que é real, por exemplo.
A relação entre as disciplinas promove um conhecimento mais amplo e mais eficaz.
Os três movimentos de superação dessa disciplinaridade é a:
·       Transdisciplinaridade que busca ir além da disciplinaridade, refere-se a temática que ultrapassa a própria articulação entre as disciplinas,
·       Multidisciplinaridade quando um determinado assunto ao ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explica-lo.
·         Interdisciplinaridade que é o foco principal onde é articulado vários tipos de conhecimento e em seu estudo seus participantes estabelecem diálogo entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário