Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vídeo aula 26 - Uh-Batuk-Erê: uma ação de cominidade




Módulo II
“Educação comunitária, saúde e cidadania na escola”
 Vídeo aula - 26


Uh-Batuk-Erê – uma ação de comunidade




Aqui cabe uma discussão que traz a escola novamente como espaço de discussão, onde são traçadas metas e objetivos para atender a comunidade nos seu mais amplo aspecto. O objetivo maior é criar um projeto integrador que facilite a compreensão e a habilidade de lidar com a diversidade das relações sociais e culturais tendo como protagonistas os atores que compõem o espaço-escola num processo educacional não excludente.
Esse projeto busca formar um fórum onde haja diálogo com a comunidade para identificar as necessidades, promover a arte como forma mediadora do multiculturalismo, garantir maior autonomia, encontros de formação com oficinas de artesanato, canto, e o que for de interesse da comunidade estabelecida nos fóruns.
A escola pode representar a voz da comunidade traçando prioridades que precisam de um olhar atento da parte governamental, seja em infraestrutura, saneamento básico, segurança, e montar um documento que represente essas necessidades.
O projeto ainda visa o conhecimento dos espaços na cidade para compreensão e perceber o que pode ser melhorado em seu bairro, acreditando numa mudança. E apresentar o projeto para todos seja na escola, na comunidade, bairro, para a cidade conhecer e perceber que essa integração valoriza cada um e a própria cidade.


Sendo assim a relação dos alunos melhora, o envolvimento deles com a escola fica mais responsável, compartilhando ações coletivas de cooperação e na mesma medida diminui o preconceito e as desigualdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário