Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vídeo aula 27 - Stress e ansiedade na infância e adolescência





Módulo II
“Saúde na escola”
Vídeo aula - 27

Stress e ansiedade na infância e adolescência



Segundo o site criasaude.com.br (http://www.criasaude.com.br/N2014/doencas/definição-estresse.html), o estress é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço estremo ou importante. Em geral o estress ativa processos hormonais e nervosos baseado em um sistema de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e de vigilância. E a ansiedade é um distúrbio emocional, um sentimento de insegurança intensa de perigo iminente e pode ser o sinal de uma patologia de origem nervosa (depressão). Ela também pode ser o sintoma de doenças orgânicas (cardiovasculares ou respiratórias).
O estres ou a ansiedade atrapalham o desempenho acadêmico da criança ou adolescente.
Hoje em dia temos um bombardeio de informações e estímulos o que causa maior excitação e competitividade e pouca cooperação. E dependendo da duração de tempo em que o indivíduo é exposto a determinada situação sem um final, acaba desenvolvendo um padrão crônico de sintomas de estress ou ansiedade.



A vida moderna apresenta vários fatores desencadeadores de estress e ansiedade infantil e a interpretação pessoal diante de uma situação faz toda diferença neste sentido. Por característica própria, tem criança que é mais vulnerável sendo estímulo qualquer mudança significativa na sua vida.


O professor pode estar atento a estes sintomas e amenizar esses sintomas conhecendo melhor e escutando seus alunos, motivando-os a participar das aulas de uma maneira descontraída, incentivá-los a fazer perguntas, respeitar o ritmo do aluno promovendo a autoconfiança, proporcionar momentos em que trabalhem em grupo e com atividades calmas.
O professor também não pode esquecer de que ele é o modelo para seu aluno e que todo cuidado na maneira como se veste, se comporta e se coloca vai influenciar diretamente seus alunos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário