Total de visualizações de página

sábado, 3 de novembro de 2012

Vídeo aula - 24 Diversidade/Pluralidade Cultural na Escola




                                                                    Vídeo aula - 24


                           Diversidade/Pluralidade Cultural na Escola



A pluralidade cultural na escola cresce continuamente.
 É necessário pensar quais valores devem ser repassados na escola.
A diversidade é característica distintiva da sociedade brasileira e se amplia na medida que a escola é mais acessível a todos.
 A primeira classificação necessária é a do “outro como fonte do mal” que deve ser evitado, perseguido e isolado, como se as diferenças causassem algum tipo de mal.
 Outra classificação é a do “sujeito pleno de uma marca cultural, um rótulo que estigmatiza, sem possuir outras características”.
Uma terceira e última seria “o outro como alguém que devemos tolerar” aparentemente menos  perigosa, o que não necessariamente significa que trabalhamos com as diferenças.
 As ações dos professores podem favorecer ou minimizar preconceitos. Os professores tendem a tratar como “normal” o aluno que se assemelha a ele culturalmente.
                As diretrizes educacionais nacionais preveem que a pluralidade devem ser trabalhadas em sala de aula como prevê os parâmetros curriculares como tema transversal.
                Devemos pensar como realizar esse trabalho com competência para que a escola seja cada vez mais local de respeito e formação para a vida numa sociedade multicultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário