Total de visualizações de página

domingo, 7 de julho de 2013

Vídeo aula 14 - Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente

MÓDULO IV
“ Profissão Docente”
Vídeo aula 14: 

Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente

Há um questionamento de três mitos sobre a aprendizagem:
- Aprendizagem é consequência do ensino;
- Aprendizagem se faz em etapas que podem ser controladas;
- Aprender é diferente de usar conhecimento;

E busca responder a duas questões:
1-Como se dá a construção do conhecimento?
2-Como o aluno aprende?



Sobre a construção do conhecimento considera que é na relação com o outro é que vamos compreendendo o mundo. E que o sujeito, como aprendiz, um sujeito de aprendizagem apresenta as dimensões cognitiva (saber fazer); afetiva (querer fazer); funcional (poder fazer) e empreende ações fundamentais como: interação, mediação e linguagem. E para que a aprendizagem realmente aconteça tem que haver o equilíbrio entre essas dimensões.  E qual o papel do professor? Como o professor vai fazer isso?
Piaget descrevia a aprendizagem como construção pessoal a partir das experiências vividas sob a forma de um processo complexo e multifacetado.
A Prof.ª Sílvia Colello utiliza essa descrição e ressaltou que para Piaget toda aprendizagem tem uma dose de sofrimento, porque o sujeito é obrigado a abrir mão de suas concepções e hipóteses para considerar outros pontos de vista, pensando, repensando e aprendendo muitas coisas.
Para a segunda questão: como o aluno aprende?
Comentou que ele, no seu desejo de se adaptar no mundo, dentro de uma postura ativa, espontaneamente busca conhecimento e busca aprendizagem. O ser humano é curioso por excelência e é preciso que nós resgatemos a curiosidade que é natural nele, em cada um de nós.
Concluiu dizendo que se o conhecimento é ativo e se dá pela problematização e pela desestabilização das hipóteses, o ensino deveria funcionar numa lógica de ação-reflexão. A aprendizagem é uma atividade espontânea e pode ser otimizada pela intervenção docente que cria condições para a experimentação e criação de hipóteses.
E que a verdadeira aprendizagem é uma engrenagem que contempla três aspectos e isto implica o desafio de ensinar:
-APRENDER
-TORNAR-SE USUÁRIO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DE VIDA

-CONQUISTAR O STATUS DE CIDADÃO CRÍTICO E SOCIALMENTE PARTICIPANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário