Total de visualizações de página

domingo, 7 de julho de 2013

Vídeo aula 25 - Professor Pensador

Módulo IV
“Profissão Docente”
Vídeo aula - 25
Professor Pensador


“O homem naturalmente quer saber.”     Aristóteles
“Tu és a tua própria lição de casa.”       Franz Kafka
“É o choque do imprevisto que nos obriga a pensar, que nos comove inteiramente, que nos deixa perplexos, que nos leva a problematizarmo-nos, a pensar o que até agora não podíamos pensar.”            Walter Koan
“O exercício da curiosidade, da reflexão e do diálogo com o extramental nos leva ao momento das decisões”.





Essas citações na sua abordagem sobre o tema falam que não somos só continentes, receptores; aprendemos o conteúdo, refletimos e assimilamos. Nisso se encontra o exercício da curiosidade e da reflexão.
E quando assimilo, que etimologicamente significa tornar-se semelhante, me torno, então, semelhante àquilo que estou conhecendo, aprendendo. E conhecendo vamos renascendo (em francês a palavra tem esse significado), nos casando com a realidade e gerando filhos.
É constitutivo do ser humano uma curiosidade insaciável, um pensamento vivo, dialogante, inquieto.
E ressalta que podemos promover um trabalho antipedagógico quando frente às perguntas das crianças e adolescentes respondemos mal ou não respondemos. Devemos sim suscitar mais curiosidade, mais perguntas, pois nisso consiste o trabalho docente.
“ A experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções.”
“Se ler é assimilar, eu me transformo um pouquinho naquilo que li, eu apreendo e assimilo um pouco a visão de mundo e com isso amplio, revoluciono a minha visão de mundo. Essa é a relação que há entre leitura e pensamento. Eu leio não apenas para decifrar, mas para compreender a leitura e o que vai além da leitura, para me compreender.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário