Módulo II
“Educação comunitária, saúde e
cidadania na escola”
Vídeo aula - 14
Cartografia e a
representação dos lugares
Sempre pensei em mapa como um texto, passa
informação e é preciso que façamos a sua leitura da mesma forma que aprendemos
a ler criticamente um texto, desvendando-o ideologicamente, percebendo suas
intenções e opções teórico-metodológicas, e não simplesmente o copiarmos.
Quando vinha a difícil tarefa de substituir
um professor que faltava, sempre, sempre começava a aula com um mapa.
Como a Professora Sônia Castellar enfatizou:
“O mapa reproduz um sistema de valores sociais que são culturais e históricos.
Eles são como construções culturais de discursos sobre o território; é possível
ler a sociedade pelos seus mapas. Tem elementos de matemática, área e relações
espaciais. É possível ler, compreender as sociedades através dos mapas.”
E sugeriu: “ pedir para as crianças fazerem
um mapa, por exemplo, construir um mapa que reflita aquela comunidade – não
precisa ter escala rígida. Um mapa é qualquer representação gráfica,
representação de um lugar, não preciso falar cartograficamente. Já na
representação cartográfica o mapa tem escala, tem legenda, tem as convenções
cartográficas que são importantes.”
No começo do ano, os alunos da minha sala do
segundo ano entravam em contato com o mapa da cidade identificando a
localização do bairro onde moravam, outros bairros, aproveitava e nomeávamos as
escolas de samba que havia na cidade, percebíamos as cidades vizinhas... E esse
mapa ficava exposto na sala durante todo o ano. No segundo bimestre já
pendurava os mapas do estado de São Paulo, do Brasil e do Mundo porque percebia
que os alunos já estavam se localizando. Mesmo sendo um ano de alfabetização é
muito gratificante vê-los olhar os mapas com olhar curioso. São nomes
estranhos, lugares tão longe, perguntas fantasiosas...
É possível apresentar e analisar com os
alunos os mapas e dados das pesquisas do IBGE.
Deve-se criar salas ambientes, laboratórios,
bibliotecas, enfim lugares onde os alunos levem material de fora para ser
analisado. Mas, se por ventura não for possível, tenha mapas constantemente
expostos em sala de aula. A criança aprende a se familiarizar com esse tipo de
texto e buscar muitas informações que possam esclarecer seu lugar de vivência.
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