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terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Vídeo aula 14 - A Cartografia e a Representação dos Lugares



Módulo II
“Educação comunitária, saúde e cidadania na escola”
 Vídeo aula - 14

Cartografia e a representação dos lugares




Sempre pensei em mapa como um texto, passa informação e é preciso que façamos a sua leitura da mesma forma que aprendemos a ler criticamente um texto, desvendando-o ideologicamente, percebendo suas intenções e opções teórico-metodológicas, e não simplesmente o copiarmos.
Quando vinha a difícil tarefa de substituir um professor que faltava, sempre, sempre começava a aula com um mapa.
Como a Professora Sônia Castellar enfatizou: “O mapa reproduz um sistema de valores sociais que são culturais e históricos. Eles são como construções culturais de discursos sobre o território; é possível ler a sociedade pelos seus mapas. Tem elementos de matemática, área e relações espaciais. É possível ler, compreender as sociedades através dos mapas.”
E sugeriu: “ pedir para as crianças fazerem um mapa, por exemplo, construir um mapa que reflita aquela comunidade – não precisa ter escala rígida. Um mapa é qualquer representação gráfica, representação de um lugar, não preciso falar cartograficamente. Já na representação cartográfica o mapa tem escala, tem legenda, tem as convenções cartográficas que são importantes.”
No começo do ano, os alunos da minha sala do segundo ano entravam em contato com o mapa da cidade identificando a localização do bairro onde moravam, outros bairros, aproveitava e nomeávamos as escolas de samba que havia na cidade, percebíamos as cidades vizinhas... E esse mapa ficava exposto na sala durante todo o ano. No segundo bimestre já pendurava os mapas do estado de São Paulo, do Brasil e do Mundo porque percebia que os alunos já estavam se localizando. Mesmo sendo um ano de alfabetização é muito gratificante vê-los olhar os mapas com olhar curioso. São nomes estranhos, lugares tão longe, perguntas fantasiosas...
É possível apresentar e analisar com os alunos os mapas e dados das pesquisas do IBGE.
Deve-se criar salas ambientes, laboratórios, bibliotecas, enfim lugares onde os alunos levem material de fora para ser analisado. Mas, se por ventura não for possível, tenha mapas constantemente expostos em sala de aula. A criança aprende a se familiarizar com esse tipo de texto e buscar muitas informações que possam esclarecer seu lugar de vivência.







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