Módulo II
“Educação comunitária, saúde e
cidadania na escola”
Vídeo aula - 14
Cartografia e a
representação dos lugares
Sempre pensei em mapa como um texto, passa
informação e é preciso que façamos a sua leitura da mesma forma que aprendemos
a ler criticamente um texto, desvendando-o ideologicamente, percebendo suas
intenções e opções teórico-metodológicas, e não simplesmente o copiarmos.
Quando vinha a difícil tarefa de substituir
um professor que faltava, sempre, sempre começava a aula com um mapa.

E sugeriu: “ pedir para as crianças fazerem
um mapa, por exemplo, construir um mapa que reflita aquela comunidade – não
precisa ter escala rígida. Um mapa é qualquer representação gráfica,
representação de um lugar, não preciso falar cartograficamente. Já na
representação cartográfica o mapa tem escala, tem legenda, tem as convenções
cartográficas que são importantes.”

É possível apresentar e analisar com os
alunos os mapas e dados das pesquisas do IBGE.
Deve-se criar salas ambientes, laboratórios,
bibliotecas, enfim lugares onde os alunos levem material de fora para ser
analisado. Mas, se por ventura não for possível, tenha mapas constantemente
expostos em sala de aula. A criança aprende a se familiarizar com esse tipo de
texto e buscar muitas informações que possam esclarecer seu lugar de vivência.
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