Módulo II
“Educação comunitária, saúde e
cidadania na escola”
Vídeo aula - 9
Educação Comunitária
e Direitos Humanos
A escola
sozinha não tem como construir todos os conhecimentos necessários hoje. A
educação comunitária vem democratizar os espaços e as relações com o
envolvimento de todos, escola e comunidade, e pretende formar um sujeito
coletivo corresponsável pelas ações, relações, conflitos e decisões que ocorrem
na comunidade onde essa escola está inserida e passa a fazer parte da escola,
do conhecimento e do trabalho pedagógico.
O aluno tem
que se sentir parte da comunidade onde mora seja na cidade ou no bairro e saber
que pode fazer diferença no seu processo de transformação.
O professor
com intenção e objetividade mapeia o entorno da escola e define desafios e
potencialidades que implicam o tema a ser desenvolvido, que se transforma em
projeto transversal e interdisciplinar, articulando a realidade com os
conteúdos curriculares, formação em valores, consciência crítica e cidadania
ativa.
Associados aos
objetivos da educação comunitária decorrem o reconhecimento da dignidade
intrínseca de todo ser humano de liberdade, igualdade e solidariedade.
A educação
comunitária pressupõe a democracia, uma expressão ética, exigindo uma formação
que enfatize a personalidade (individualidade) e a cooperação (responsabilidade
pelo bem social).
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