Módulo II
“Educação comunitária, saúde e
cidadania na escola”
Vídeo aula - 17
Transformações
sociais, currículo e cultura
A integração
do processo social e econômico entre todas as regiões e países do mundo todo
faz com que as pessoas troquem ideias, façam transações comerciais e financeiras
e compartilhem aspectos culturais pelo planeta. As distâncias estão mais curtas
com a globalização e tomamos ciência em tempo real dos acontecimentos em toda
parte do mundo.
A sociedade
veio lentamente se democratizando e a escola tem hoje um público que não
existia até um tempo atrás, e abarca uma pluralidade distinta.
O papel da
escola foi se transformando.
A função da
escola é garantir uma experiência social de sucesso.
O currículo
deixou de ser compreendido como um recorte cultural do interesse das classes
dominantes.
Temos que
pensar no currículo como toda e qualquer ação proposta pela escola ou a partir
dela. Existem vários fatores que precisam ser problematizados quando o assunto
é currículo, inclusão, gênero, sexualidade, diversidade cultural... E uma
sociedade marcada por muitas culturas, a escola tem que estar comprometida com
a mediação das lutas simbólicas através das práticas do currículo e negociar
significados que atravessam o patrimônio cultural.
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