Módulo II
“Educação comunitária, saúde e
cidadania na escola”
A valorização da
cultura corporal da comunidade
no currículo escolar
A concepção de
cultura corporal tem um conceito bem amplo.
Cultura corporal
é toda produção simbólica que envolve as práticas corporais como danças,
brincadeiras, os esportes – a gestualidade própria de cada um com significado.
Trazer isso
para dentro do currículo requer um mapeamento da realidade da comunidade. O que
compõe a cultura dessa comunidade? Porque cada grupo atribui significados
particulares às práticas corporais.
Como
historicamente a escola incorporou certas práticas corporais dos brancos,
americanos, por exemplo, e em algumas escolas ainda há resistência da capoeira,
é preciso adquirir uma justiça curricular que privilegie todos os grupos, seja
funk, rock, pagode. E ressignificar essas práticas que a meu ver parece
realmente importante e valorizar as diferenças, tendo uma ancoragem social dos
conteúdos.
Podemos aprofundar
com trabalhos de pesquisa do que mais agrada o grupo ampliando seu campo de
conhecimento.
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