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terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Vídeo aula 18 - A Valorização da Cultura Corporal da Comunidade no Currículo Escolar



Módulo II
“Educação comunitária, saúde e cidadania na escola”
 Vídeo aula - 18






A valorização da cultura corporal da comunidade
no currículo escolar

A concepção de cultura corporal tem um conceito bem amplo.
Cultura corporal é toda produção simbólica que envolve as práticas corporais como danças, brincadeiras, os esportes – a gestualidade própria de cada um com significado.
Trazer isso para dentro do currículo requer um mapeamento da realidade da comunidade. O que compõe a cultura dessa comunidade? Porque cada grupo atribui significados particulares às práticas corporais.
Como historicamente a escola incorporou certas práticas corporais dos brancos, americanos, por exemplo, e em algumas escolas ainda há resistência da capoeira, é preciso adquirir uma justiça curricular que privilegie todos os grupos, seja funk, rock, pagode. E ressignificar essas práticas que a meu ver parece realmente importante e valorizar as diferenças, tendo uma ancoragem social dos conteúdos.
Podemos aprofundar com trabalhos de pesquisa do que mais agrada o grupo ampliando seu campo de conhecimento.




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