Módulo
II
“Saúde
na escola”
Vídeo
aula - 23
Uso
de substâncias psicoativas
Devemos repensar o uso de substâncias psicoativas de forma ampla envolvendo tanto as drogas lícitas como as ilícitas que agem no Sistema Nervoso Central e causam uma alteração senso-perceptiva.
O álcool e o tabaco são drogas lícitas
que sofreram algum tipo de restrição quanto ao seu uso não podendo fumar em
lugares fechados e não beber se for dirigir.
A droga, em geral, é usada como forma
de relaxamento, diminuição da ansiedade, da timidez e normalmente são
experimentadas na adolescência por curiosidade. Sabemos hoje que o seu uso não
está relacionado com fraqueza moral ou de caráter. Tem mais relação com
componentes ambientais e sociais, mas também com componentes genéticos e
neurobiológicos. Pais que associam diversão com alteração dão exemplo de que
não é possível estar bem sem algum tipo de substância que altere sua percepção
da realidade. Por que precisam de uma felicidade química? Será que tem a ver
com uma busca instantânea de resolução de problemas e conflitos? É preciso
oferecer informações e modelos de qualidade a esses jovens.
Alguns adolescentes tem uma maior
vulnerabilidade em usar substâncias psicoativas por terem baixa autoestima,
baixo desempenho escolar, por se sentirem excluídos, com dificuldade de
relacionamentos familiares. A intervenção na adolescência é preferida para que
o problema não se instale.
A responsabilidade de falar e alertar
sobre o risco de consumir tais substâncias é primeiramente dos pais e familiares,
mas frente a problemas cada vez maiores de pais dependentes de algum tipo de
droga, remete a escola o papel obrigatório de trabalhar o tema de forma
intencional e séria.
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