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terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Vídeo aula 23 - Usos de Substâncias Psicoativas


Módulo II
“Saúde na escola”
Vídeo aula - 23

Uso de substâncias psicoativas


Devemos repensar o uso de substâncias psicoativas de forma ampla envolvendo tanto as drogas lícitas como as ilícitas que agem no Sistema Nervoso Central e causam uma alteração senso-perceptiva.
O álcool e o tabaco são drogas lícitas que sofreram algum tipo de restrição quanto ao seu uso não podendo fumar em lugares fechados e não beber se for dirigir.
A droga, em geral, é usada como forma de relaxamento, diminuição da ansiedade, da timidez e normalmente são experimentadas na adolescência por curiosidade. Sabemos hoje que o seu uso não está relacionado com fraqueza moral ou de caráter. Tem mais relação com componentes ambientais e sociais, mas também com componentes genéticos e neurobiológicos. Pais que associam diversão com alteração dão exemplo de que não é possível estar bem sem algum tipo de substância que altere sua percepção da realidade. Por que precisam de uma felicidade química? Será que tem a ver com uma busca instantânea de resolução de problemas e conflitos? É preciso oferecer informações e modelos de qualidade a esses jovens.


Alguns adolescentes tem uma maior vulnerabilidade em usar substâncias psicoativas por terem baixa autoestima, baixo desempenho escolar, por se sentirem excluídos, com dificuldade de relacionamentos familiares. A intervenção na adolescência é preferida para que o problema não se instale.
A responsabilidade de falar e alertar sobre o risco de consumir tais substâncias é primeiramente dos pais e familiares, mas frente a problemas cada vez maiores de pais dependentes de algum tipo de droga, remete a escola o papel obrigatório de trabalhar o tema de forma intencional e séria.




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