Módulo II
“Educação comunitária, saúde e
cidadania na escola”
Vídeo aula - 10
Democracia e
Educação em Direitos Humanos
“Temos de ver que a democracia significa a crença de que deve
prevalecer a cultura humanística; devemos ser francos e claros em nosso
reconhecimento de que a proposição é uma proposição moral , como qualquer idéia
referente a dever ser. A democracia se expressa nas atividades dos seres
humanos e se mede pelas conseqüências produzidas em suas
vidas” John Dewey
Democracia
extrapola a escolha de alguém por meio do voto. É um modo de conduzir nossa
vida. Quando a gente é educado dentro de um ambiente democrático, a forma de
nos relacionarmos com os outros e com a sociedade se aproximam de relações
democráticas. E é isso que se espera, que com uma educação democrática você
crie disposições internas para que as pessoas ajam democraticamente.
Por ser um modo de vida, ela é também
uma proposição ética, moral, ela está na base de como as relações devem ser
regidas, estou no âmbito do dever ser: alunos-alunos; alunos-professores;
pais-alunos; pais-professores; e a relação também com o conhecimento.
“A
EDH visa a formação de sujeitos de direitos por meio do conhecimento e do
respeito aos seus direitos, mais do que isso pretende que essa formação
traduza-se em ações, em um modo de conduzir a vida pessoal e social. Nesse
sentido, a EDH é, antes de tudo, um modo de vida que deve orientar a
convivência social e escolar. Por caracterizar-se como um processo sistemático
e multidimensional seu desenvolvimento se dá mediante a articulação de cinco
dimensões.” (Brasil –PNDH 2009)
A
Educação é a via única para lutar pela reparação de direitos humanos. É o
caminho para prevenir que os direitos humanos não sejam violados. A EDH orienta
a escola, mas tem que orientar a vida em sociedade. Para a gente conseguir
superar a diferença entre Brasil legal e Brasil real. Temos uma legislação que
não vemos acontecendo na prática, é preciso lutar para que esse Brasil legal se
efetive na prática.
É através de uma educação em D.H., da
consciência de direitos que se vai tentar construir uma cultura da paz, uma
cultura que respeite e promova os direitos humanos, para não termos que correr
atrás de reparar quando esses direitos são violados.
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