Módulo
II
“Educação
comunitária, saúde e cidadania na escola”
Vídeo aula - 21
Lazer,
cultura e elementos da comunidade
Conceito de lazer (Jofre Dumazedier)
“Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode
entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se,
recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada,
sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após
livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e
sociais”.
Lazer não tem uma definição única por
depender de uma localização com dimensão sociocultural e relaciona sempre
tempo, atividade e estado da mente. Tem que ser uma atividade de livre escolha
e entrega.
Sabemos que tem pessoa que no seu
tempo livre gosta de fazer trabalhos
manuais, artesanato, culinária, jardinagem, cuidar de animais; Outra prefere o
convívio social como festas, bailes, bares, cafés ou até mesmo participar de
redes sociais pela internet; E temos as pessoas que gostam de viajar.
Mas, o lazer pressupõe descanso,
divertimento e desenvolvimento. É muito importante que o indivíduo organize o
seu tempo de maneira a desfrutar de horas de lazer. Mesmo sendo um lazer
cultural como ir ao teatro, cinema ou ir a um show.
O lazer é uma necessidade humana. Na vida cotidiana o lazer constitui-se de relações dialógicas com outros campos além do trabalho, sendo parte integrante e constitutiva de cada sociedade.
A escola pode ser um espaço para
desenvolver o lazer da comunidade e atender a população de forma democrática
com animação e cultura com a participação de todos.
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