Módulo II
“Saúde na escola”
Vídeo aula 3
Introdução: Saúde na escola
O crescimento e o desenvolvimento ponderal das crianças e dos adolescentes se dão por meio de fases e estão estritamente ligados aos seus hábitos alimentares e ao equilíbrio na produção hormonal que os estimula.
A primeira infância que vai do primeiro ano e se prolonga até por volta dos três anos de idade, é a fase na qual há maior crescimento pós-natal. A alimentação e a boa nutrição são fundamentais para o desenvolvimento dessa criança que, apenas nessa fase, apresenta um grande crescimento, em média 55 cm.

Na puberdade, dos 9 aos 11 anos, mudanças características ocorrem nos corpos dos meninos e das meninas por conta das questões hormonais. Nessa fase além da desaceleração do crescimento que ocorre de forma gradual até que atinja uma estabilidade voltando a acelerar na adolescência em diferentes níveis entre os meninos e meninas, ocorre também o crescimento de pelos pubianos, auxiliares ou torácicos, o aumento da massa corporal, o desenvolvimento das mamas, a evolução do pênis, a menstruação, etc.
Recomenda-se em reuniões de pais que eles devem acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos observando que possam ocorrer nessas fases e lançar mão de uma tabela ou um gráfico para que possa comparar a sua altura e características com a da população em geral.
Além da alimentação adequada e da produção hormonal outros fatores influenciam o desenvolvimento e a estatura final do indivíduo como a prática de atividades físicas, a qualidade do sono, as doenças crônicas, a genética, condições de higiene e problemas psicológicos.
O professor que tem o privilégio de dar aula no segundo ano do Ensino Fundamental I, e no sexto, sétimo, oitavo e nono ano, na mesma escola como eu, há dezessete anos, conseguimos perceber a mudança de cada criança. De um ano para outro já notamos essa mudança, esse amadurecimento.
Como o segundo ano é um ano de alfabetização digo que os alunos entram ainda vindos de um primeiro ano muito infantil e chegam ao final do ano tão independentes, com autonomia.
É fantástico perceber as crianças e seus comportamentos na Educação Infantil, Ensino Fundamental de primeiro ao quinto ano, depois de sexto ao nono ano, e dei aula na EJA – Educação de Jovens e Adultos, com alunos de quarenta, cinquenta, sessenta anos. Como é diferente a aquisição do conhecimento. Até a letra que escrevemos na lousa é diferente nos quatro períodos.
Mas ainda acho que a cantina da escola vem depor contra tudo o que queremos, pensamos e ensinamos. Apesar de haver licitação e ser tudo dentro do que regem as normas, ainda podemos mudar isso.
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