Módulo II
“Saúde na escola”
Vídeo aula 7
Crescimento e
desenvolvimento ponderal
e hábitos alimentares
O crescimento
e o desenvolvimento ponderal das crianças e dos adolescentes se dão por meio de
fases e estão estritamente ligados aos seus hábitos alimentares e ao equilíbrio
na produção hormonal que os estimula.
A primeira
infância que vai do primeiro ano e se prolonga até por volta dos três anos de
idade, é a fase na qual há maior crescimento pós-natal. A alimentação e a boa
nutrição são fundamentais para o desenvolvimento dessa criança que, apenas
nessa fase, apresenta um grande crescimento, em média 55 cm.
Já na segunda
infância, período que vai dos quatro aos oito anos de idade, há uma relativa
estabilidade no crescimento que depende, principalmente, da produção hormonal,
especificamente dos hormônios do crescimento e tireoidiano. Nessa fase a
criança deve apresentar um crescimento de 4 a 8 cm por ano e por ser um período
de menor frequência ao pediatra os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento
adequado dos seus filhos.
Na puberdade,
dos 9 aos 11 anos, mudanças características ocorrem nos corpos dos meninos e
das meninas por conta das questões hormonais. Nessa fase além da desaceleração
do crescimento que ocorre de forma gradual até que atinja uma estabilidade
voltando a acelerar na adolescência em diferentes níveis entre os meninos e
meninas, ocorre também o crescimento de pelos pubianos, auxiliares ou
torácicos, o aumento da massa corporal, o desenvolvimento das mamas, a evolução
do pênis, a menstruação, etc.
Recomenda-se em
reuniões de pais que eles devem acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos
observando que possam ocorrer nessas fases e lançar mão de uma tabela ou um
gráfico para que possa comparar a sua altura e características com a da
população em geral.
Além da alimentação
adequada e da produção hormonal outros fatores influenciam o desenvolvimento e
a estatura final do indivíduo como a prática de atividades físicas, a qualidade
do sono, as doenças crônicas, a genética, condições de higiene e problemas
psicológicos.
O professor
que tem o privilégio de dar aula no segundo ano do Ensino Fundamental I, e no
sexto, sétimo, oitavo e nono ano, na mesma escola como eu, há dezessete anos,
conseguimos perceber a mudança de cada criança. De um ano para outro já notamos
essa mudança, esse amadurecimento.
Como o segundo
ano é um ano de alfabetização digo que os alunos entram ainda vindos de um
primeiro ano muito infantil e chegam ao final do ano tão independentes, com
autonomia.
É fantástico
perceber as crianças e seus comportamentos na Educação Infantil, Ensino
Fundamental de primeiro ao quinto ano, depois de sexto ao nono ano, e dei aula
na EJA – Educação de Jovens e Adultos, com alunos de quarenta, cinquenta,
sessenta anos. Como é diferente a aquisição do conhecimento. Até a letra que
escrevemos na lousa é diferente nos quatro períodos.
Mas ainda acho
que a cantina da escola vem depor contra tudo o que queremos, pensamos e
ensinamos. Apesar de haver licitação e ser tudo dentro do que regem as normas,
ainda podemos mudar isso.
euachei muito bom mas fauta mas imformaçao
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