Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Vídeo aula 12 - Retardo Mental e Autismo


Módulo II
“Saúde na escola”
Vídeo aula - 12
Retardo Mental e Autismo


Aprender os sintomas comuns de autismo e retardo mental pode ajudá-lo a procurar um diagnóstico correto. Autismo e retardo mental são duas condições neurológicas com alguns sintomas semelhantes e diferenças importantes. Os pais às vezes têm dificuldade para obter um diagnóstico correto quando uma criança tem autismo severo ou retardo mental por causa de características comuns que lidam com atrasos de desenvolvimento, problemas de comunicação, dificuldades de aprendizagem e de autocuidado.
O retardo mental, também conhecida como deficiência intelectual, é um tipo de deficiência de desenvolvimento que produz limitações significativas na capacidade de funcionamento intelectual e comportamentos adaptivos. Estas limitações resultam em problemas com a aprendizagem de raciocínio, ou a resolução de problemas, bem como dificuldades de habilidades de comunicação social.
O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que afeta o desenvolvimento do cérebro, principalmente na comunicação, linguagem e habilidades sociais.
Os sintomas comuns do retardo mental e autismo podem ser:
·         Atrasos no desenvolvimento infantil;
·         A limitação da fala e o vocabulário;
·         Problemas em entender instruções verbais e instruções a seguir;
·         Dificuldade de aprendizagem;
·         Problemas de atenção;
·         Dificuldade em se comunicar com os colegas;
·         Comportamento repetitivo ou atividades estereotipadas para auto estimulação, como agitar as mãos ou balançar o corpo para frente e para trás;
·         Problemas sensoriais, o que pode leva-la  a uma reação incomum a um gosto, cheiro, barulho, etc.
·         Os sintomas podem ter diferentes características e variam de leve a grave.
O que se pode fazer?
- Identificar precocemente;
- Tratar as alterações comportamentais;
- Treino de hábitos sociais;
- Estímulos favoráveis;
- Informação de pais, familiares e professores;
Na escola deve se favorecer a maior estimulação possível, respeitando as limitações da pessoa e com o objetivo de melhorar as relações sociais.
AUTISMO:
 Considerado transtorno invasivo do desenvolvimento, com prejuízos na interação social, atraso na aquisição de linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário