Módulo
II
“Educação
comunitária, saúde e cidadania na escola”
Vídeo aula - 22
Lazer para a juventude e esportes
A juventude se apega muito à mídia de
massa como a TV, como forma de lazer. E como o jovem se diverte na sua
comunidade?
Os esportes radicais atraem muito os
jovens e depende da cultura e identidade do grupo a que ele pertence, ao espaço
físico que ele possui, depende do gênero, rixas, linguagem, vestimenta, música
e valores associados a esses grupos e entender o porquê dessa simbologia toda.
É fundamental perceber que a linguagem, por exemplo, usada na prática do
esporte, será a mesma usada dentro da escola. Não temos um jovem esportista e
outro estudante. É preciso entender a sua relação com a comunidade, com a
sociedade mais ampla.
O espaço onde os jovens se relacionam com
uma ampla rede social é importante para a simbologia desse lugar.
Os esportes que mais atraem esses
jovens são os de características aventureiras que oferecem resultados incertos,
perigo e riscos, desafios, novidade, exploração e descoberta, atenção e
concentração, estímulo e entusiasmo... Com a possibilidade de a tecnologia
amenizar o risco de fracasso e a mídia se aproveitar muito provocando o
consumismo.
A escola pode procurar um caminho para
se relacionar com a comunidade trazendo para esse espaço situações que promovam
o espírito jovem onde, tanto dentro da escola como fora, possa se estabelecer a
valorização do ambiente e assim sejam considerados os elementos de cooperação
sendo entendidos de forma múltipla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário