Total de visualizações de página

domingo, 5 de maio de 2013

Vídeo aula 16 - Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências


Módulo III
“Convivência Democrática”
Vídeo aula - 16

Encaminhamentos pedagógicos:
blog no ensino de ciências


                A aula tem por foco descrever uma experiência de implantação de prática pedagógica que objetiva o reconhecimento e o diálogo com as práticas das culturas juvenis da comunidade local: a

tecnocultura. Essa prática teve por propósitos facilitar a aproximação com os estudantes, ter maiores chances de influência na formação de identidades voltadas a uma meta solidária e para o bem comum e também para obter melhores resultados nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciências.
                A professora Mônica continua o assunto da aula anterior acerca da tecnocultura nas culturas juvenis. Em continuidade ao assunto, fala sobre a escolha do blog entre as mídias sociais. A educadora apresenta uma experiência conduzida nas aulas de Ciências do 9º ano  em uma escola no período de um ano. A prática pedagógica foi realizada em três salas de 35 a 40 alunos em aulas regulares. O material usado correu em paralelo com o uso das ferramentas da web.2.0.
                A web. 20 é uma ferramenta da internet que surgiu na metade da década de 90. É constituída por uma série de ferramentas online. Estas são denominadas de mídias sociais: blog, wiki, redes sociais, podcast, vídeocast, RSS.
                As ferramentas podem ser de interação rápida (síncronas) e de reflexão e pesquisa (assíncronas). No caso, o blog foi escolhido por propiciar motivação, qualidade de texto, análise e aprofundamento. O blog também possibilitava uma variedade de usos: memória, divulgação de projetos, análise de casos, contato e discussão com audiência mais ampla, resolução de problemas, trabalho cooperativo, etc.
                A prática pedagógica propriamente dita
                No primeiro momento, houve um mapeamento das práticas culturais. A pesquisa demonstrou o uso de vários  aparelhos eletrônicos (telecomunicação).
                No segundo momento, iniciou-se a construção de temas culturais:
                Eu me remexo muito (práticas corporais);
                PELESHOP – Ctrl C/Ctrl V – (estética);

                Se liga, Brow!
                No terceiro momento, a criação dos blogs em paralelo a todo o curso. Estes blogs foram produzidos pelos grupos, que escolhiam focos das aulas para descreverem aspectos da Ciência e Tecnologia participantes dos temas escolhidos por eles.
                No quarto momento, há uma negociação da prática cultural e observação de indicadores da gestão democrática = diferença entre uso de tecnologia e noção de tecnocultura. Nessa negociação, houve um acordo estabelecido a fim de que não copiassem e colassem textos veiculados na internet.

                No quinto momento, o professor procurava fazer a leitura dos blogs para buscar por pistas das representações de conceitos de identidade e para o preparo das atividades didáticas.
                No sexto momento, vários tipos de atividades didáticas foram propostos – laboratório, texto, debate, problemas. Houve também o estímulo da troca de comentários nos blogs (mesma classe, entre classes e com a rede mundial).

                Por último, estudos de conceitos de física, química e biologia e de outras áreas (economia, história, linguagem) foram trabalhados com dois focos para desconstrução: procedências (ressignificar e ampliar os significados iniciais das culturas juvenis).



Nenhum comentário:

Postar um comentário