Total de visualizações de página

domingo, 5 de maio de 2013

Vídeo aula 22 - EDH, inclusão e acessibilidade


Módulo III
“Direitos Humanos”
Vídeo aula – 22


EDH, inclusão e acessibilidade


            A inclusão trata de um movimento amplo de direito à educação e que tem como princípio o respeito à diferença humana. Este direito se intensificou a partir da década de 90, no Brasil, quando começou a desenvolver-se o movimento de educação inclusiva, através da Constituição de 1988 e da LDB 9394/96.

               Historicamente as pessoas com deficiência foram excluídas socialmente. Com o advento da modernidade e o avanço científico a deficiência passa a ser tratada na perspectiva da medicalização. Nesse momento, inicia-se a preocupação com a cura ou tratamento das deficiências e, posteriormente, da educabilidade e sua integração na sociedade.
                O conceito de inclusão trabalha as necessidades educacionais específicas dos alunos e possibilita uma prática pedagógica baseada na diferença.

                Em 2008 inicia-se uma nova etapa da educação inclusiva, quando se estabelece a política nacional em educação especial na perspectiva da educação inclusiva com função transversal, definindo também seu público alvo.

                A educação especial oferece o atendimento escolar especializado, complementar ou suplementar à escolarização dos alunos e atua na promoção da acessibilidade ao currículo em quatro dimensões: na arquitetônica, na comunicação, na pedagógica e nas tecnologias de informação e comunicação.
    
            Toda ação de acessibilidade deve estar atrelada à necessidade específica dos alunos para que estes possam estar inteiramente inseridos no ambiente escolar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário